Notícias


Câmera...Ação!!!

publicado por www.pennafilho.com - 1908 visualizações


Forquilhinha, município que integra a bacia carbonífera de Santa Catarina, cujo centro é Criciúma, transforma-se em cenário para DAS PROFUNDEZAS, vencedor do edital de longa metragem, promovido pelo governo de Santa Catarina, edição 2011. As filmagens começarão dia 08 de março próximo, devendo estender-se até 20 de abril.

De forma ficcional, o filme conta a saga de uma família de trabalhadores das minas de carvão entre 1964 e 1987.
Como pano de fundo, a história resgata memórias da família durante a ditadura militar e de uma greve ocorrida numa mineradora falida que resultou numa bem sucedida experiência auto gestionária.
O projeto começou a nascer há exatos 20 anos, quando o cineasta Penna Filho, recém transferido de São Paulo para Florianópolis, conheceu a bacia carbonífera no sul do estado. Com apoio do deputado estadual Milton Mendes, natural de Criciúma, e do Sindicato dos Mineiros, na pessoa do seu presidente, José Paulo Serafim, as pesquisas tiveram início em meados de 1993. A trajetória de lutas dos mineiros e os conflitos que marcaram uma greve em 1987 foram o ponto de partida para a concepção do roteiro.

Com recursos do prêmio do edital a produção está na fase final de preparação para as filmagens, que deverão ocorrer entre 08 de março e 20 de abril próximos.

A mina desativada da Cooperminas em Forquilhinha transformou-se em cidade cenográfica, com a construção e adaptação de cenários. Inclusive um trecho ferroviário foi construído, para reconstituir um momento da greve marcado por violento conflito que envolveu mineiros e membros de uma guarnição da PM.

O filme contará com quase 100% de talentos catarinenses, na equipe e no elenco. Apenas três técnicos virão de São Paulo. Dentre esses valores, elencamos os seguintes nomes:
Marx Vamerlatti (Direção de Fotografia), Fabi Penna (Direção de Arte), Guido Zandonai (Produtor Executivo), Adriana Bernardes (Maquiagem, Cabelo e Efeitos Especiais), Suzana Silveira (Figurino), Leonaro Dal Bó (Assistente de Direção) e Michelly Hadassa (Continuidade).

Muitos assistentes e auxiliares são de Criciúma e região, bem como atores que interpretarão pequenos papéis.
No elenco, destacamos Antonella Batista, Renato Turnes, Édio Nunes, Maria Carolina Vieira, Joana Felicio, José Ronaldo Faleiro, Milena Moraes, WMarcão, Chico Caprário, Gringo Starr, Diego Herrera, Luiz Henrique Cudo, Antônia Cunha, Cleistenes Grot, Giovana Rutsky e Bruna Werner, jovem revelação catarinense que estudou cinema e interpretação nos Estados Unidos.

Ao todo são em torno de 80 pessoas, além de aproximadamente cinco centenas de figuração autêntica, formada por pessoal da Polícia Militar, trabalhadores das minas de carvão, veteranos dessa atividade, sindicalistas, estudantes da UNESC e familiares que apoiam o projeto e querem esse resgate histórico.

Apesar da modestíssima condição financeira do projeto, muitos empregos estão sendo gerados e muito se consumirá em termos de hospedagem, alimentação, transporte, materiais para cenário, elétrica e maquinaria. São divisas que ficarão em Criciúma e Região, onde não houve reciprocidade das autoridades e empresas, que claramente censuram o filme porque ele não enaltece a deusa iniciativa privada regional, mais exatamente o lado empresarial do carvão e sim resgata epísódios verídicos e uma grande vitória do movimento operário catarinense.

Destacamos o apoio e a parceria com a Cooperminas, os Sindicatos dos Mineiros de Criciúma e de Siderópolis, a Polícia Militar de Santa Catarina, a UNESC, a Ferrovia Teresa Cristina, a Milano e a Incol.

Penna Filho: Produção, Roteiro e Direção



  + Notícias



 
 
Rua João Antônio da Silveira, 414, Lagoa da Conceição
88062-150 - Florianópolis, SC
Tel - Fax: 55 (48) 3733 6266 Cel: 48 9973 6512
Email: fabipennacine@gmail.com
© Todos os direitos reservados - All rights reserved - Penna Filho Produções - 2017
Website desenvolvido por trampoart.com