Notícias


DOCE DE COCO está pronto!

publicado por pennafilho.com - 1056 visualizações


Como dizemos em cinema, o filme DOCE DE COCO está “na lata”. O diretor Penna Filho e o diretor de fotografia, Adriano Barbuto, aprovaram a cópia corrigida em 14 de março de 2008.
Todo o processo transcorreu na Labocine, no Rio de Janeiro, da revelação do negativo a cópia final.

AVANT PREMIERE NO FAM


A primeira apresentação do filme tem data: dia 07 de junho de 2008, um sábado, às 19h45, no Teatro Ademir Rosa, no CIC, durante o 12º FAM (Florianópolis Audiovisual do Mercosul), importante evento do cinema catarinense que figura no calendário nacional de festivais.

Queremos agradecer ao criador e realizador do FAM, Antônio Celso dos Santos, por nos brindar com essa oportunidade de poder mostrar o filme em avant-première ao público catarinense. O FAM é hoje uma grande vitrine para o nosso cinema e, por isso, poderá contribuir para uma ótima divulgação do filme e, quem sabe, também proporcionar negócios quanto a comercialização e distribuição. Sabe-se que algumas empresas distribuidoras que apóiam o cinema independente brasileiro se farão representar.

ESTRATÉGIA

Ainda sem ter a sua distribuição definida, o filme adotará como estratégia para obter visibilidade a participação em alguns festivais brasileiros. É claro que essa participação somente se efetivará se conseguir ser selecionado para as mostras competitivas.

Essa estratégia é natural para a maioria da produção brasileira que, lamentavelmente, não tem assegurada a sua presença no circuito de salas. A um filme não bastam as qualidades do bom cinema. São inúmeros os exemplos de belos filmes, inclusive premiados, que não conseguem ir além de algumas exibições, por não terem como competir com o similar estrangeiro ou mesmo com os filmes nacionais que contam com uma distribuidora internacional e mais recursos.

Sem recursos para ser comercializado, com mídia expressiva, material promocional e um bom número de cópias, o destino da maioria são as pequenas salas ditas independentes, praticamente procuradas por uma pequena parcela do público, parcela que podemos classificar como constituída por cinéfilos. Pode até ser gratificante, mas gostaríamos de atingir um público maior, o chamado povão.

Mas o povão está afastado do cinema, como está afastado do teatro, dos bons espetáculos, da fruição da boa arte, afugentado principalmente por seu baixíssimo poder aquisitivo.

O CRONOGRAMA

DOCE DE COCO
venceu o edital promovido pelo Governo de Santa Catarina, Prêmio Cinemateca Catarinense-ABD/Fundação Catarinense de Cultura de 2005.

Deve-se destacar que apesar de estarmos em abril de 2008, o filme foi efetivamente realizado em um ano. Segue o cronograma cumprido:

I – Preparação

26 de julho de 2006 a 05 de novembro de 2006
Duração: 03 meses e 11 dias
Observação: Datas do depósito da parcela liberada pelo Governo e da entrega da respectiva prestação de contas.

II – Pré-Produção e Filmagem


21 de março de 2007 a 21 de junho de 2007
Duração: 03 meses
Observação: Datas do depósito da segunda parcela e a entrega da prestação de contas.

III – Finalização

26 de setembro de 2007 a 14 de março de 2008
Duração: 05 meses e 19 dias
Observação: A data final, 14 de março, é relativa à primeira cópia do filme.

Como projeto, DOCE DE COCO se encerrará quando encaminhar a prestação de contas da terceira e última parcela e as mídias de contrapartida em película, formatos beta, minidv, vhs e dvd. Nossa intenção é concluir o processo no máximo até julho do corrente ano. Isso é motivado por dispor de um pequeno saldo do prêmio de 760 mil reais, recurso que poderá ser utilizado para a feitura de alguns materiais básicos para a inscrição em festivais, incluindo-se mais uma cópia em 35 mm.

INCENTIVOS FISCAIS

DOCE DE COCO está apto até 31 de dezembro de 2008 para captar 492 mil reais através do Art.1º-A, da Lei 8.685 (Lei do Audiovisual). Em dezembro de 2007, o projeto recebeu patrocínios do BADESC – Agência de Fomento para o Desenvolvimento de Santa Catarina – e do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento Econômico, aos quais agradecemos.

O referido artigo permite ao patrocinador abatimento integral do valor no Imposto de Renda.

O filme busca novos patrocínios, para dispor de recursos suficientes para a sua comercialização e distribuição.





  + Notícias



 
 
Rua João Antônio da Silveira, 414, Lagoa da Conceição
88062-150 - Florianópolis, SC
Tel - Fax: 55 (48) 3733 6266 Cel: 48 9973 6512
Email: fabipennacine@gmail.com
© Todos os direitos reservados - All rights reserved - Penna Filho Produções - 2017
Website desenvolvido por trampoart.com