Notícias


Locações - Das Profundezas

publicado por pennafilho.com - 2075 visualizações


Locações
A produção do filme DAS PROFUNDEZAS está pesquisando locações em Criciúma e cidades vizinhas, como Siderópolis, Treviso e Forquilhinhas.

As locações internas e externas das minas de carvão já estão escolhidas: minas 2 e 3 da Cooperminas, em Forquilhinhas.

A importância da Cooperminas vai muito além de cenário. A Cooperminas é personagem, pois foi a sua história que motivou o filme.

Conhecemos essa história quando pesquisamos para a realização do curta-metragem "Naturezas Mortas" há 19 anos. A sensação, emocionada, foi ver nessa história a possibilidade da realização do segundo filme sobre a classe operária brasileira. O primeiro é a obra prima de Leon Hirszmann, "Eles não usam black-tie".

A Cooperminas é fruto da luta dos trabalhadores de uma mineradora falida que se transformou na primeira e bem sucedida experiência de auto-gestão (***) da indústria carbonífera brasileira e em exemplar referência da economia solidária, conforme atestam inúmeros estudos e teses acadêmicas.

Tudo começou em 1987, quando o Sindicato dos Mineiros de Criciúma deixou de ser controlado pelos chamados pelegos, isto é, por sindicalistas que, traindo a classe, defendiam os interesses patronais. Sob a liderança de José Paulo Serafim, a entidade organizou os trabalhadores de uma mineradora que praticava toda a sorte de abusos e através de muita luta conseguiu entregar a empresa para a administração dos seus funcionários.
Além do resgate desse momento importante para a classe trabalhadora brasileira, o filme aborda também as perseguições e abusos praticados pela ditadura militar contra os sindicalistas e mineiros do carvão que ousaram resistir.

(***) Este site não vai seguir ao "pé da letra" o que estabelece o Acordo Hortográfico que unifica a língua portuguesa, por estar em absoluto desacordo com essa decisão.

Elenco
Já iniciamos contatos com vários talentos da cena teatral e audiovisual de Santa Catarina, visando a formação do elenco de DAS PROFUNDEZAS.
Outros interessados em participar do filme, poderão entrar em contato com a produção por e-mail (contato[arroba]pennafilho.com e/ou pennafilho[arroba]hotmail.com) apresentando currículo e fotos.

Opinião e informação
O site da Penna Filho Produções está a disposição dos internautas e do universo artístico de Santa Catarina para expressar-se, utilizando os e-mails contato[arroba]pennafilho.com e pennafilho[arroba]hotmail.com



  + Notícias



 
 
Rua João Antônio da Silveira, 414, Lagoa da Conceição
88062-150 - Florianópolis, SC
Tel - Fax: 55 (48) 3733 6266 Cel: 48 9973 6512
Email: fabipennacine@gmail.com
© Todos os direitos reservados - All rights reserved - Penna Filho Produções - 2017
Website desenvolvido por trampoart.com